Motos diesel existem, possuem um motor muito robusto, com muito torque e são econômicas. Não são motos de velocidade, são perfeitas para viagens e todo tipo de terreno.
Abaixo, uma moto do exército americano (não existe possibilidade de compra) com base na Kawasaki KLR650, desenvolvida para resolver o problema de logística de combustível, todos os veículos militares empregam um tipo de diesel. Então, se todos os veículo empregarem o mesmo combustível é muito mais prático. Outra característica que a faz uma moto interessante é a robustez e autonomia, chegando a 34 km/l a 90 km/h, apresentando 30 cv a 5700 rpm e 4,5 kgf a 4200 rpm.
Aparentemente, o exercito não gosta que elas estejam nas ruas, pois o fabricante do motor não vende a civis e nem existe a possibilidade de encontrar uma moto assim para a compra.
M103M1
Uma empresa holandesa criou uma moto muito bacana que acredito ser comercializada para civis. Todavia, nada muito fácil de achar, procurei e não achei o site oficial, apenas intermediários (do ano de 2012 para trás). Se está a venda, não sei.
O modelo T-800 CDI possui motor turbo diesel tricilíndrico de 800 cc, com 50 cv a 4.200 rpm e torque de 10,2 kgf.m a 1800 rpm! Velocidade máxima de 175 km/h, com consumo a 90 km/h de 40 km/l. Possui transmissão automática e eixo cardã, peso cheio de 245 kg e tanque de 19 l. Faz de 0 a 100 km em 3.75 s. Pelo que li, é pesada, vibra e não é um às de manobrabilidade, mas é bonita.
Track T-800 CDI
Talvez exista alguma razão técnica, comercial, militar ou esotérica, para o não desenvolvimento de motos diesel. Me parece que são motos com uma proposta bem interessante, e com a possibilidade do uso do biodiesel, por que não?
Bom, existe o álcool, que nunca tem um preço bacana....(nem vamos falar de política), mas que é uma alternativa ao petróleo e que poderia render muito assunto. Já temos algumas motos no Brasil flex, mas sem estoques reguladores de álcool e com a política (ops, estou falando de política)... deixa pra lá.
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