terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Instalando uma tomada de 12V na nova V-Strom (DL 650)

   Uma necessidade para longas viagens: alimentar o GPS, recarregar o celular e gadgets. Pensando nisso, achei um espaço ideal para instalar uma tomada de 12V na nova V-Strom. Superado o medo de furar a carenagem, foi só pesquisar e definir como procederia a instalação. A seguir detalho como fiz a instalação.


   A princípio, defini a tomada a ser empregada, cheguei a cogitar utilizar uma da Super Ténéré, mas o preço pedido na Yamaha foi de R$ 470! Eu queria uma tomada de boa qualidade, então, analisei algumas no mercado livre e escolhi a que segue, achei a qualidade boa, me parece robusta, vem com 1m de cabo e uma suporte para fusível, o preço foi de R$ 45. Se encontra bem mais barato comprando direto da China, mas existe o tempo de espera e sempre a qualidade pode ser duvidosa (melhor alguma recomendada por alguém).

As três partes da tomada: soquete, a rosca e a tampa.

  Analisando a tomada da Super Ténéré, fiz um furo para escoar água, caso venha a penetrar no soquete. O tamanho deve ser suficiente para que a água escoe, um furo muito pequeno é ineficiente. Usei uma broca um pouco maior que 1/8" e testei com água para verificar a vazão.


  A quantidade de cabo que vem com a tomada é insuficiente, a medida exata que usei foi 1,4m, mas recomendo 1,5m para ter alguma margem de erro. Então, precisei refazer o cabo original, usei dois fios anti-chama de 1mm coberto com mangueira (espaguete) termo-retrátil (você passa os fios pela mangueira e a aquece com um isqueiro que o fio se contrai). Com isso, consegui o cabo robusto e confiável. É necessário trocar os terminais dos fios, o que pode ser difícil para quem não tem conhecimento, eu acabei soldando (com solda de eletrônica) e colocando a cobertura plástica que vem com os terminais originais da tomada. No final,  eu soldei os terminais na tomada, pois achei que o contato não ficou muito firme com os conectores novos.  Não recomendo a solda, mas sim o emprego de terminais mais  apertados (no futuro a substituição fica facilitada).

Cabo: dois fios de 1mm cobertos por mangueira termo-retrátil. Acabei fazendo quase 3m de cabo, usei 1,4m no final.

Terminais novos.

   O furo para a colocação da tomada foi feito com uma broca chata para madeira de 1-1/8" com diâmetro correspondente ao da tomada. Essa broca foi escolhida pela qualidade do corte (o custo da broca foi de R$ 40). Empreguei uma parafusadeira para realizar o furo.



Detalhe: o furo do soquete voltado para dentro da motocicleta (facilita o escoamento de água, caso entre). Quando a motocicleta esta em pé a tomada fica inclinada para dentro.

  A passagem do cabo realmente foi a parte mais trabalhosa, a tomada ficou do lado esquerdo porque eu queria que o cabo ficasse junto com o chicote elétrico da moto, o que me garantiria sua integridade e garantiria um caminho adequado até a bateria. O cabo possui uma cor marrom nas fotos que seguem.



Detalhe: seguindo o chicote da motocicleta (o cabo ficou em cima).

Visão do cabo sobre o chicote, visão através do espaço do motor, lado direito da motocicleta.

  Utilizei presilhas plásticas pretas para prender o cabo ao chicote elétrico da moto.


Local para o porta-fusível.


  Para facilitar a passagem dos fios da tomada (cabo) é necessário soltar o parafuso  da carenagem lateral traseira. Acredito que se o tanque for levantado, o processo de passar o cabo fique mais facilitado (ver manual do proprietário).


   Após a instalação eu usei um pouco de silicone de vedação sobre a rosca do soquete, pela parte de baixo, para garantir que o mesmo não se solte com a trepidação da moto.
  
   O tempo total gasto para montar a tomada foi de aproximadamente 3 h (coisa de amador), o gasto ficou em torno de R$100, devido a compra da broca. A montagem do cabo exige o uso de terminais, que podem ou não ser soldados. A passagem e fixação do cabo foi bem trabalhosa, o problema é passar o cabo pelo local certo, por cima do chicote elétrico. Com o uso da mangueira termo-retrátil, o cabo fica com certa rigidez, o que facilita o processo.

  Por segurança, eu retirei o fusível da tomada, só vou coloca-lo em viagens, quando necessário.


5 comentários:

  1. Bela moto amigo, também sou um feliz proprietário de uma máquina dessa( 7 meses). Vi seu blog através do PTB e fiquei curioso de como foi a instalação da tomada, estou ensaiando para instalar na minha há meses e ate agora nada...rsrs e olha que ja tenho a tomada comprada.
    Vi lá no fórum que você colocou os protetores de motor com pedaleiras, ná época quando comprei o meu (Givi) não havia no mercado nenhum disponivel com essas pedaleiras, uma pena.

    Parabéns pela moto e muitos kms no novo brinquedo...

    Abraço!

    Rafael Pontes

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  2. Caro Pontes, você pode comprar as pedaleira separadamente, tem com braçadeiras para prender na tubulação.
    Valeu!

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  3. Boas amigo bem documentado, mas já fui ao concessionário saber pra que são as fichas que a v-strom como a sua que tambem tenho, pois vi que existem fichas desligadas na moto tam bem instalei umusb na moto mas foram buscar a energia ao fio da buzina "horn" quando afinal do lado direito tem uma ficha pra isso ou seja tem a moto já vem com fichas prontas pros acessorios, tambem do lado esquerdo, isto sempre interior da carenagem da frente tem uma ficha pra farois auiliares ... conclusão deveria haver um esquema das fichas que estão desligadas e pra que servem, abraço

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  4. Boa tarde Borges. Adquiri recentemente uma moto igual a sua e gostaria de seguir com sua orientação. Fiquei com dúvida em relação ao porta-fusível. Ele vem junto com a tomada ou é adquirido separadamente?

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