domingo, 26 de julho de 2015

Moto Elétrica é o futuro!?

   Bueno, as vezes não tem como fugir dos questionamentos filosóficos do destino do nosso planeta. Estamos queimando mais e mais combustíveis fósseis e o domínio da industria petrolífera é algo presente nas esferas do poder. Quem você acha que manda no mundo? Pode ter certeza que a industria do petróleo está nas primeiras posições. Ou você acredita que os poderosos presidentes dos países de primeiro mundo tomam decisões que não são pautadas no capitalismo?
  Ora, a utopia existe, por que não utilizar massivamente fontes renováveis de energia e preferencialmente não combustíveis?
   Sol, vento, hidrogênio. Aí que reside a solução, no meu entendimento. O problema: quem vai trocar o parque industrial, lucrativo e migrar a tecnologia em sacrifício do lucro?

   Mas a humanidade colocou em curso a necessidade da mudança verde e os anos devem inexoravelmente nos conduzir para a salvação (se houver tempo suficiente).
    As mudanças são sutis, mas já começaram e acredito que serão irreversíveis.
   Assim, a força motriz será o bom e velho elétron, o escravo da humanidade a tempo, o importante é gerar energia elétrica, fonte limpa e renovável de maneiras inimagináveis.
   Os motores elétricos são energeticamente eficientes para os padrões tecnológicos atuais, necessitam pouca manutenção e são robustos. O problema atual é o uso de baterias e o custo (e o "desinteresse" da industria). O hidrogênio é um interessantíssima opção, mas no curto prazo, ainda devem ser as baterias que darão autonomia aos veículos elétricos, ainda sendo o gargalo desses veículos.
  Depois desse papo todo eu quero mesmo é apresentar duas motos da Zero Motorcycle. É apenas para dar o gostinho do que se poderia ter na garagem na atualidade.

Zero SR


 290 km de autonomia - cidade
150km/h de velocidade máxima
67 cv
0-100km/h em 3.3 s
vida útil baterias 550 mil km (80%)
carga de 2h a 8 h, conforme acessórios.
garantia de 2 anos (moto) e de 5 anos ou 160 mil km para a bateria.
consumo relativo ao gasto (R$) com  combustível:  de 100km a  200km/l. O que você gastaria com um litro de gasolina daria para rodar de 100 a 200 km com a moto elétrica!
preço U$ 16.000

Zero FX


100 km de autonomia - cidade
136 km/h de velocidade máxima
44 cv
0-100km/h em 4s
vida útil da bateria 250 mil km (80%)
carga de 2h a 8 h, conforme acessórios.
garantia de 2 anos (moto) e de 5 anos ou 80 mil km para a bateria.
consumo relativo inferior a Zero SR.
preço U$ 8.500

Principais Vantagens
Manutenção, muito, muito inferior a de uma moto com motor a combustão. Filtro de óleo, óleo, vela, etc, etc ... não existe. Embreagem...etc.etc...não existe
O motor elétrico exige pouquíssima manutenção.
Gasto baixo para rodar.

Principais Desvantagens
Autonomia ainda pequena (para viagens) e tempo de carga da bateria.
Inexistência de uma estrutura de comércio para suporte.

A tecnologia ainda tem muito a evoluir, tal como o uso de freios regenerativos, novas baterias e formas de carregamento (células fotovoltaicas na própria moto), etc, etc ...

E aí, quando a industria vai começar a mudança de forma séria? Quando o lobby, pra não falar coisa pior, vai diminuir e permitir que os veículos elétricos se tornem comuns e baratos?

Já viu o preço do Prius da Toyota no Brasil? Apesar que o seu consumo não é grande coisa.
Temos muito que melhorar, muito.
...



Nenhum comentário:

Postar um comentário