sexta-feira, 24 de julho de 2015

Lista de Coisas para uma Viagem e outras Dicas

   Depende, depende, tudo é relativo. Depende de onde e para onde o caboclo vai e quanto tempo vai passar na estrada, o que vai fazer e a grana disponível. Minha lista é longa, mas sou muito detalhista e acredito no holocausto - o que preciso para sobreviver com a minha moto se o mundo entrar em colapso.  Cada viajante tem sua lista e suas dicas, vai de cada um.
   Cada ítem deve ser avaliado, nem sempre são ítens necessários, quando for muito importante, direi que é fundamental. Sempre é possível achar uma solução barata para alguns equipamentos. Muitos ítens eu já comprei, muitos ainda são desejos e outros ainda não procurei.
   Pode se assustar porque a lista é longa, muito longa, o problema: como levar toda a tralha? Tem o peso e o volume a ser considerado e como organizar tudo... O negócio é sempre procurar por pequenos volumes.
 A carga para a próxima viagem (Chile em 2017) será de duas bolsas GIVI impermeáveis (40L para o material de camping - barraca, saco de dormir e relacionados, e outra de 80L, para roupas e outras coisas), um bauleto traseiro para material de camping (panela, fogareiro, kit de ferramentas, etc.) e uma bolsa de tanque para objetos mais a mão. Pochete para documentos, etc (levo ainda comigo, um canivete multiuso e uma lanterna pequena)


1 - Acessórios para a moto: 
  Cavalete central - fundamental para manutenção, lubrificação da corrente ou conserto de algum pneu furado, além de ajudar na hora de estacionar em algum lugar mais difícil.
   Protetor de motor e carenagem - vulgo mata-cachorro, é fundamental, pois pode te salvar de alguma lesão grave, o patrimônio não é tão importante. Todavia, proteje a moto de alguma queda, qualquer conserto de uma raladinha já tem o custo desse acessório, vale cada centavo. Eu prefiro protetores com pedaleira, muito útil para descanso das pernas em viagens longas (requer atenção redobrada na condução da motocicleta, pois os pés ficam em posição não especificada pelo fabricante da moto).
   Corta pipa - fundamental nas grandes cidades e onde exista a possibilidade de encontrar pipas, na dúvida, coloque. Se a moto tiver uma proteção aerodinânica, ela pode servir, mas na dúvida, pró relho, coloque.
   Protetores de mão - ajudam contra o frio e protegem os dedos se ocorrer alguma colisão contra um retrovisor ou outro objeto (veículo). Se a viagem for feita em temperaturas baixas, são importantíssimos. Se a moto tiver aquecedor de manoplas você é um cara de sorte.
   Dica para aquecer e proteger as mãos no frio: luva de borracha cirúrgia, luva segunda pele e luva de couro de motociclismo (um índio taura, de um posto de combustível, me salvou em Lages-SC com um par de luvas cirúrgicas, funcionou mesmo).
   Parabrisa (bolha) - as motos projetadas para viagem já vem com alguma proteção aerodinâmica contra o vento no condutor, não ter alguma proteção exige mais esforço físico na condução da moto. Mas, é no frio que se descobre a sua utilidade. É possível trocar a proteção original, por outra maior, também existe a questão da turbulência do ar na cabeça do motociclista, que não deve ser produzida por uma boa bolha.
   Baú/bauleto central - importante ou fundamental se não for levada mala de viagem. O bauleto é um espaço importante para carregar sua tralha, as vezes é possível utilizar somente uma ou mais malas amarradas sobre o banco. Eu gosto de ter um bauleto na moto para o dia a dia e para as viagens. O tamanho e a resistência devem ser ponderados com cuidado, muito grande pode prejudicar muito a aerodinâmica da moto, o peso carregado deve respeitar a especificação da capacidade de carga do bauleto e da motocicleta.
   Baús/Bauletos Laterais - importante ou fundamentais quando se viaja acompanhado. Particularmente, eu não gosto, diminuem a aerodinâmica da moto (pelo menos nas de menor cilindrada) e aumentam a largura da moto, diminuindo sua manobrabilidade, principalmente no trânsito. Depois que eu descobri as malas impermeáveis, meus problemas acabaram, amarro em cima do banco e ainda as utilizo como encosto para as costas, uma maravilha. Agora, se a patroa vai te acompanhar, sorry, vais ter que usar os tais bauletos, já viu mulher carregar pouca coisa em uma viagem?
   Alforge lateral - similares aos bauletos laterais, com a excessão de serem flexíveis e mais versáteis.
  Bolsa Impermeável: depois que descobri a sua utilidade, esqueci dos baús laterais.
   Tomada 12V/5V - importante para alimentar os gadgets (tablet, celular, GPS, etc). Se for para lugares ermos será importante poder alimentar seus dispositivos eletrônicos.
   Alarme veicular de presença -  depende, eu prefiro ter como segurança, apesar da motocicleta estar segurada. Algumas pessoas acham que é melhor não ter um dispositivo que pode dar problema durante a viagem. Eu levo uma bateria reserva para o controle remoto e o meu alarme permite desabilita-lo com a chave da moto. Se algum malandro mexer na moto, o alarme me avisa.
   Suporte para GPS e GPS - muitos acessórios de moto são caros, mas, se decidir por um GPS, não economize, compre um específico para moto, resistente a vibração, chuva e sol. Gastar pouco é jogar dinheiro fora. Escolha um suporte que te permita guardar facilmente o GPS, não vais querer ser visitado pelos mão leves.
   Protetor de traseiro - se a moto não tiver um banco deluxe, você vai sentir o tranco quando viajar por muitos quilômetros. Existem almofadas de silicone e de ar, você também pode utilizar a dica do José Albano, uma bolsa d'água dessas de farmácia (ver o Guia do Viajante Solitário). Seu traseiro vai agradecer.
   Borrachas para amarrar - muitas, sempre úteis para tudo.
   Vazilhame para combustível (5 ou 10l) - depende da viagem. Alguns utilizam garrafas pet (ver leis vigentes para o transporte de combustível). Nunca encha o vazilhame até o máximo, é imprescindível deixar espaço para a expansão dos gases, cuidado com vazamentos. O melhor mesmo é não levar combustível, a menos que seja realmente a única opção.

2 - Acessórios para o Motociclista (além dos tradicionais que não serão mencionados)
   Capa de Chuva
   Bota Impermeável
   Luva segunda pele
   Protetor para o pescoço de neoprene
   Luvas cirúrgicas de borracha
   Spray de pimenta (não é mais feito de pimenta) - vai saber...

3 -  Ferramenta e acessórios de mecânica - dependem da moto, leve as ferramentas que são úteis na sua moto.
  alicate pequeno
  alicate de pressão
  martelo pequeno
  lubrificante de corrente (eu uso spray de alta aderência)
  chave de fenda e philips
  chave de boca (tenha para retiram as rodas, o banco e os principais parafusos)
  chave de catraca pequena
  chaves allen
  lima pequena
  arame (sempre leve, um fácil de dobrar)
  lâmpadas (luz baixa, lanterna traseira, freio e pisca) são fundamentais. Não vais querer viajar a noite sem luz, apesar de não se recomendar viajar a noite, mas a luz de freio e a lanterna servem para o dia também, pode estar nublado, chovendo e escuro. Nunca fique sem as luzes da moto!
  lanterna (tenha certeza que está funcionando e que as pilhas estão em ótimo estado).
  multímetro pequeno (sempre funcionando e com bateria em ótimo estado.
  desengripante (WD40 pequeno)
  kit de reparo de pneu (pneu sem câmera) + câmera(s) reserva + reparar instantâneo (spray)
  bomba de ar para pneu
  fita isolante
  lingua de sogra
  fio de nylon forte
  cola universal
  araldite
  flanela
  silver tape
  barbante

2 - Material de Camping (só se você decidir acampar ao longo do caminho). Muitos aventureiros gostam de acampar, existe as agruras que não existem nos hotéis e restaurantes, mas o contato com a natureza compensa, além da aventura, é claro. Se não acampar, suas mochilas ficarão bem mais leves e menores.
   Barraca - escolha uma boa barraca, não é o tipo de equipamento que é barato, escolha uma barraca  com bons comentários, resistente a chuva, vento e frio. Eu tenho uma Aztec Nepal 2. É bom ter estacas extras (specs) e cordas de amarração, uma lona, uma toalha e uma vassourinha para limpar a barraca na hora de guardar. O inconveniente da minha barraca é que ela é laranja e chama muito a atenção, melhor uma escura e de difícil visualização para quando for acampar em algum lugar remoto e não desejar ser facilmente visto (no site pedarilhos existem muitas dicas para acampar durante viagens).
  Saco de dormir - prefira os que suportam baixas temperaturas, nunca se sabe para onde se vai, nem se o aquecimento global vai atacar. Eu tenho o Super Pluma Gelo (-15oC) da Trilhas & Rumos. Existem proteções para o saco de dormir, porque lavar o danado é complicado.
  Colchão Inflável -  eu vou usar, o gasto de espaço e peso vale a pena, incluindo a bomba de ar para encher o apetrecho. Existem os de camping, mais compactos.
  Sacos Plásticos - grandes e pequenos, para guardar os calçados e outras coisas, mesmo para proteger alguma coisa da chuva. Importante  para alimentos, também.
  Bússola
  Travesseiro inflável (por que dormir mal?)
  Cobertor térmico aluminizado (barato e usado em emergências)
  Apá portátil (vulgo banheiro portátil)
  Machado pequeno (tenho um com cabo plástico + faca serrilhada interna (Guepardo)).
  Facão + bainha
  Isqueiro e pederneira.
  Apito.
  Lanterna (boa e de baixo consumo, independente de haver uma no kit mecânico), leve pilhas reserva.
  Velas
  Comburente para iniciar fogo (borracha, plástico, etc)
  Purificador de água (Florin, Hidrosteril ou outro), filtro de papel de café
  Canivete multifunções
  Recipiente para água (2 L)
  Colher , garfo e faca para as refeições
  Pano de prato, esponja e sabão (espátula de silicone ajuda na limpeza)
  Caneca plástica ou metálica para esquentar água.
  Pelo menos duas panelinhas (tenho um kit com frigideira, e duas panelas que encaixam)
  Fogareiro multi- combustível (MSR ou similar, difícil de encontrar, eu "importei" um da China).
  Linha de pesca, anzóis e afins.
  Faca de pescoço.
  Luneta.
  Corda (vários metros de corda resistente)
  Rádio portátil

 Dicas de camping podem ser encontradas no site Tocandira.


3 - Kit Médico - necessita de leitura e aprendizado, não se medique sem saber exatamente o que está fazendo! Na dúvida, consulte um profissional, e carregue a bula dos remédios! No meio do nada não existe hospital nem farmácia.
   Pomada antisséptica
   Sal de frutas (3 pacotinhos)
   Pastilha anti-ácido (Eno tabs)
   Marcela (chá)
  Pomada para irritações na pele (cetoconazol + dipropionato de betametazona)
  Colírio (Fresh Tears)
  Bandaid
  Antisséptico tópico em spray
  Gazes
  Esparadrapo
  Agulha de sutura e linha (nunca se sabe, é necessário aprender a costurar)
  Agulha de costura
  Tesoura
  Remédio para dor severa (cloridato de tramadol - só com receita médica, impossibilita a condução do veículo)
  Buscopa Duo (para dor leve)
  Náuseas - comprimidos (Plasil, Peridal - domperidona)
  Para febre e dor (Paracetamol - 750mg)
  Remédio para gripe (para fazer chá - Vickpirina ou similar, 4 pacotinhos)
  Antibiótico de uso oral (só com receita médica, 2 tipos diferentes)
   Antistamínico - Antialérgico, comprimidos (maleato de dexclorfeniramina) - cloridrato de fexofenadina.
  Salomplas (emplasto medicinal)
  Pomada para contusões (cataflan ), comprimidos - biprofenid - cetoprofeno.
 Anti-inflamátorio (com receita médica)
 Pomada para hemorróidas (Ultrapoct)
 Pomada para assaduras (Hipoglós)
 Protetor solar, incluindo protetor labial
 Luvas estéreis de latex
 Antidiarréicos - comprimidos (carvão vegetal e Imosec)
 Cotonetes
  Ataduras
  Loção para infecções de pele (contra sarna, pilho ou carrapatos)
 Protetor solar e labial para sol e frio
  Repelente

 4 - Higiene Pessoal - tem muito cascudo por aí, mas ficar limpo é importantíssimo.
  Sabonete
  Papel Higiênico
  Lenço umedecido
  Shampoo (colocar em um frasco pequeno)
  Escova de dentes
  Pasta de dentes
  Fio dental
  Lâmina de barbear (dá para usar o facão do kit de camping)
  Cortador de unhas
  Sabão de coco (pode ser o utilizado no kit de camping)

5 - Alimentos
Sal (pode ser saches ou um pote pequeno)
Açucar (pode ser saches ou um pote pequeno)
Barra de cereais
Frutas desidratadas
Carne seca (pouco sal)
Queijo duro
Chás em saches
Água (2L-5L)
Torresmo prensado e seco
Rapadura
Amendoim seco, sem casca, castanha.
Leite em pó (acondicionado e saco plástico)
Café
Espaguete instantâneo
Arroz
Sopa de pacotinho
Gelatina, pacotes com sabor (para fazer suco)
Bebida forte (cachaça, bitter, etc -  nada em exagero, pois se dirige no dia seguinte)

6 - Vestuário (vai depender, adaptar para uso feminino)
Cueca (1 por dia que usar, ou pensar em como lavar quando forem vários dias de viagem)
Camiseta curta (1 por dia que usar, ou pensar em como lavar quando forem vários dias de viagem)
Camiseta longa (1/2 por dia que usar, mas não vai cortar no meio, né?)
Calça Jeans (2)
Moletom Completo
Jaqueta Frio (a da motocicleta pode ser utilizada, se não for a nenhum evento social...)
Blusão
Tênis
Bota adicional a de dirigir
2 toalhas de banho
1 toalha de rosto
1 Shemagh (se não sabe, pergunte ao oráculo (Google))


ANTES DE VIAJAR (sempre com antecedência)

Manutenção da moto
Troca de óleo, pastilhas de freio, luzes, condição da bateria, pneus e câmeras (se tiver), aperto geral, lubrificação geral. Pense nas temperaturas que a moto vai ficar sujeita (ver óleo adequado, anti-congelante para o radiador)
(de acordo com a quilometragem a percorrer pense na manutenção durante o trajeto)

Piloto e acompanhante 
Visitar um médico (não é para comer um churrasco na casa do cara)
Visitar um dentista (idem acima).
Bom condicionamento físico.
Saber dar nó (os principais), utilizar os remédios, acampar e ter noções de sobrevivência em lugares inóspitos.
Saber fazer a manutenção básica da moto, troco de óleo, conserto de pneu, lubrificação e apertos.

Documentos e afins
Carta verde, passaporte (documento com foto atualizada), etc.
Seguro de saúde (de vida se quiser deixar a mulher feliz)
Vacinação em dia (documento certo para o país que vais visitar)
2 cartões de crédito (Visa e Master, guarde em locais separados)
Dinheiro (dolar e real), que deve ser dividido em vários locais (jaqueta, calça, carteira, etc)

NÃO DEIXAR PARA A ÚLTIMA HORA PARA FAZER AS MALAS, TESTAR COM ANTECEDÊNCIA TODOS OS ITENS A SEREM TRANSPORTADOS. ESTEJA PREPARADO FÍSICA E MENTALMENTE!



Lembre-se: 

Um índio prevenido vale por dois e seguro morreu de velho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário