quarta-feira, 17 de junho de 2015

Frases do Gaudério - a pedido

   Existem um repertório de frases e termos de comparação adequados para cada situação, algumas são de minha autoria, a maioria não, são do colóquio popular ou de algum pensador, algumas possuem comentários. Seguem as que uso com frequência.

"Mais apertado que baleia em aquário". (minha)

"Hoje é um dia a menos no score da vida." (minha)

"Hoje, um risco a mais na parede da prisão."(minha)

"Mais difícil que melar abelha em ladeira." (em parceria com o Fábio)

"O problema do Brasil não é a corrupção, é a administração." (minha)

"O maior inimigo das verdades não são as mentiras, são as convicções." (Nietzsche - barbaridades são e foram perpetradas pelas pessoas e suas convicções)

"Sabe por que esse país não vai pra frente? Porque a capital se chama Brasília e não Mercedez 
(Benz)." (meu)

"Mais cansado que burro emprestado." ou "Mais cansado que cachaço emprestado."

"Mais faceiro que ganso em taipa de açude."

"Mais faceiro que piá novo quando ganha uma égua de presente." (minha)

"Mais apavorado que véia em canoa."

"Mais perdido que sapo em cancha de bocha."

"Mais perdido que bala em boca de banguela."

"Quero que o mundo acabe em barranco pra morrer escorado." (referência ao cara que não gosta de trabalhar ou quando estou muito cansado)

"Tá que nem um gato de armazém, atirado em cima do saco." (quando se está com muita preguiça)

"Mais solto que peido em bombacha."

"Mais gostoso que beijo de prima."

"Mais perfumado que penteadeira de puta."

"Mais enfeitado que penteadeira de cabaré."

"Quem vive de gozação é faxineira de motel e prosti" (adaptação minha - menção para os engraçadinhos que adoram fazer piadinhas com os outros)

"Quem não usa a cabeça, usa as pernas." (para aqueles que esquecem as coisas e voltam para buscar)

"Mais apertado que cueca em bunda de gordo."

"Por acaso eu bebo água nas tuas orelhas?"(o caso aqui é de briga, quando alguém está te cobrando alguma obrigação moral que não deves)

"Não acoe pra lua pensando que é queijo". (caso de briga também, quando alguém discute sem razão)

"A argila de hoje não tem mais a mescla de antigamente." (alguma coisa que não possui mais a qualidade que tinha antigamente, uso como referência à falta de educação e hombridade).

"Na dúvida, não ultrapasse".  (se não tem certeza, não faça)

"Use o que separa as orelhas". (pense)

"Essa é o tipo de pergunta que você não deveria fazer." (quando alguém faz uma pergunta que ela obrigatoriamente deveria saber, muito útil com estudantes)

"O bom cabrito não berra." (referência as pessoas de qualidade que não reclamam por qualquer coisa, muito válido com estudantes, porque hoje é praticamente só direitos, sem deveres)

"Te vira, você não é quadrado."

"Receita: sevirol de 6 em 6 h". (adaptação minha - "remédio" para o cara "se virar", fazer sozinho)

"Que cabeleira pra soltar um casal de piolhos". (para aqueles cabelos pra lá de grandes ou bagunçados)

"Mais uma volta completa em torno do Sol". (aniversário)

"A humildade e a modestia me impedem de dizer que sou o máximo". (para os que se acham os melhores)

"Deixei de me achar, agora atingi a perfeição." (idem acima)

"Acima de mim Deus e olha lá." (minha - mesma explicação acima, uso sátiro para os "Ph Deus" das Universidades, algumas pessoas ricas e outros achões) - Tem gente que se acha melhor que os outros, principalmente se tem um pouco de dinheiro, para os milionários (centenas de milhões) e bilionários eu deixo passar. A humildade é uma virtude de poucos.

"Diploma não encurta orelha de burro." (para aqueles que acham que um diploma lhes dá super poderes, principalmente erudição e educação)

"Eu nasci perfeito, depois fui desaperfeiçoando". (minha)

"Não é fácil ganhar 20 mil por mês, ser bonito e gostos, olhos azuis e musculoso." (minha - referência sátira ao salário e a beleza prodigiosa da pessoa, uso para mim mesmo - obs.: corrigir o valor conforme inflação)

"Se sabes a resposta por que me faz a pergunta?" (sempre tem gente insegura em assuntos que já sabem)

"Amado pelas mulheres e temido pelos homens." (quando um mau elemento começa a falar mal da sua pessoa)

"De achismo o inferno está cheio". (minha - achar é muito perigoso, ter certeza é arriscado e convicção, uma temeridade, obviamente depende do caso)

"Amansa burro." (para qualquer livro que ensina alguma coisa séria)

"Pai dos burros". (dicionário)

"Por isso que a pessoa não respondeu, você mandou um "e-meio" e não um "enteiro"". (minha)

"De achismo o inferno está cheio." (minha - achar que sabe de algum assunto sem ter certeza é uma vereda perigosa)

"Eu tenho raiva de pobre, todo dia que eu acordo e olho no espelho me dá uma raiva". (não tenho certeza da autoria, acho que fui eu, mas, de achismo o inferno está cheio).

"Meu sonho é ser pobre, um dia eu saio da miséria."

"É dum bagual desses que eu preciso pra levar pra minha fazenda pra cobrir minhas éguas." (sarro de que quem se acha o machão do Alegrete)

"Se não "falhá" na castração vai dá um piá "bão"". (para aprendiz)

"O que é melhor que um boa transa? __ Duas. Ah... isso porque você nunca comeu pudim!" (pudim é um baita doce)

"A humanidade caminha para um precipício com pedras soltas". (minha)

"A vida é dura pra quem é mole".

"A vida é dura pra quem é mole e mais dura pra quem é duro". (adaptação minha - o extremo quase nunca é bom)

"Beiço não tem recapagem e sangue não se acha em vertente". (alerta em caso de briga, ou brincadeira)

"Tamanho importa sim, bem como,  existe profundidade e largura". (minha - sem comentários)

"Aluno é que nem político, não dá pra confiar". (minha)

Essa é fácil, é só perguntar pro aluno, estudou? __ Sim. Fez os exercícios? __ Sim. Testou tudo? __ Sim... E a que eu mais gosto: Tem certeza? __Sim. Absoluta? __Sim.
Pronto, é só ligar o hardware projetado ou fazer uma prova pra saber do que eu estou falando...
Depois de ficar escaldado com água fria, quando alguém me diz que tem certeza absoluta de alguma coisa, eu fico com os 2 pés atrás!

"Mais cheio que baiacu preocupado". (minha)

"Mais sério que neném cagado".

"Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono".

"Mais ocupado que china sexta a noite". (minha)

"O sol nasce para todos, mas a sombra é só para alguns".

"Perdi a fé na humanidade, ainda resta um pouco em mim mesmo". (minha)

"Mais sumido que dinheiro em bolso de pobre". (minha)

"Quem diz que aparelho nos dentes não atrapalha pra beijar, sabe pouco sobre beijo". (minha)

"Já peguei piores." (quando se vê uma mulher bonita)

"Aquele que diz que leva, não leva, e aquele que leva, se leva, não diz". (um cavalheiro nunca conta suas aventuras amorosas e muitos inventam)

"Mais lento que lesma em desfile de lebre".

"Mais por fora que bunda de pinguim". (minha)

"Mais por fora que cotovelo de caminhoneiro".

"Mais pobre que rato de igreja".

"Sem dinheiro que nem bolso de pobre". (minha)

"Esperto como uma cobra no gelo". (minha)

"Mais enrolado que corda de fumo". (fumo de corda)

"Mais perdido que cebola em salada de fruta."

"Sei que nada sei, e o que eu sabia já estou em dúvida".

"Não sou gato pra ter filho de bigode". (quando existe algum pedido de uma pessoa folgada)

"Daqui a pouco você vai levar a namorada lá em casa e me pedir mesada".  (para alunos folgados)

"Não sou elefante para ter filho grande". (idem acima)

"O frio é psicológico, o cara morre congelado por falta de intelecto". (minha)

"A maior miséria é a falta de afeto".

"Deus foi providencial em me fazer feio e pobre, porque se Ele tivesse invertido uma dessas variáveis não tinha prestado". (minha)

(PARA OUTRAS FRASES, clique aqui).

Um comentário:

  1. "Mais perdido que cebola em salada de fruta."
    essa é a melhor!
    Tenho plena convicção! huahuahuahua

    ResponderExcluir