terça-feira, 9 de junho de 2015

Nunca Buzine para um Urubu!

   Nunca faça isso, o bicho é burro, tanso ou seja lá qual adjetivo para a falta de intelecto. Pois então, lá estava eu, faceiro andando a uns 110km/h quando avisto, em um retão começando uma decida, um urubu se banqueteando em uma carcaça bem próxima da pista, a minha direita. Já havia alertado umas galinhas, pássaros menores e cachorro com a buzina, mas nunca um urubu. E não é então, que a ave decola na diagonal em direção à pista, eu vi o danado dando dois pulos e alçando vôo e vindo certinho na minha direção..., consegui baixar a cabeça e lembro apenas de ter deixado de acelerar, freiar nem deu tempo, acredito que devo ter acertado a ave a uns 100km/h.

   Consegui inclinar um pouco a cabeça para baixo e para a direita, acertei a ave no lado esquerdo do capacete, que caiu, certamente morta, no acostamento do lado esquerdo. O urubu era de tamanho médio, ave nova, acredito que pesando em torno de 1kg, a pancada quebrou o suporte da viseira no lado oposto a batida, que ficou presa somente pelo lado esquerdo, não chegou a ficar pendurada. A pancada foi muito forte, fiquei bem tonto (fora do normal é claro) e imaginei que havia fraturado alguma vértebra do pescoço. Consegui parar a moto vários metros adiante (conforme foto abaixo).
   Assim que deci da moto, retirei o capacete e mexi lentamente o pescoço para verificar o que havia ocorrido, nada quebrado, somente a tontura pelo impacto. 15 minutos depois eu estava recuperado e voltava à viagem. Nesse interim, passou um caminhãozinho amarelo da concessionária responsável pela pista (foto abaixo), do lado oposto, me perguntando o que havia ocorrido e sugerindo uma parada mais a frente no posto de suporte ao viajante. Foram até a ave para retirá-la do acostamento. Assim, perdi a foto que iria tirar do bicho.
   A propósito, chuviscava e segui uns 200km com um cheiro forte de pena de galinha e alguns penachos pretos no capacete, a proteção corta pipa ficou torta. 
   Moral da história, sempre tenha muito cuidado com animais próximos à pista, se possível reduza a velocidade quando avistá-los e utilize a buzina com cautela.
   


























Viagem do RS até Florianópolis - SC (julho/2014), o acidente se deu antes de Lages.

O caminhãozinho amarelo, no final da reta, foi minha ajuda, indica o ponto onde o urubu caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário