quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dicas de Pilotagem

   O bom MOTOCICLISTA está sempre se aperfeiçoando e tentando melhorar sua técnica de condução da moto. As vezes o tempo vai passando e acabamos relaxando, cometendo imprudências pelo excesso de confiança dada pela experiência. Ora, nada melhor que sempre buscar informações e observar os cuidados com a pilotagem, a regra básica sempre será a PRUDÊNCIA e a DIREÇÃO DEFENSIVA.
   Esses dias estava lendo que uma boa parte dos acidentes fatais com moto na Europa estavam associados a motociclista com mais de 10 anos de experiência!

 Já fiz coisas bizarras como assistir vídeos de acidentes no Youtube para aprender mais, são cenas fortes e as vezes chocantes. Não é necessário tanto, assim resolvi compilar algumas dicas que li aqui e ali, e aprendi com alguns amigos e tentar ajudar os desejosos de manutenção e aperfeiçoamento.   
   Para os MOTOQUEIROS, aqueles que não prezam pela sua vida e a alheia, melhor continuar sem conhecimento, aparentemente vivem mais felizes, pois vivem menos. O grande estresse no trânsito, para mim, são esses doidos, na maioria com motos de baixa cilindrada, provavelmente, porque as motos de alta cilindradas são menos numerosas. Andam de chinelo, bermuda, costurando no trânsito, com velocidades absurdas no corredor, não sabem o uso correto da buzina e do acelerador, muito menos dos freios, buzinam quando deveriam freiar e aceleram quando deveriam buzinar. Para os sensatos seguem, então, algumas dicas:


-2 - Motociclista não é Superman, morre, se quebra, erra. Acidentes até com os melhores, porque não com os medianos e sem dúvida com os estúpidos.

-1 - Todavia, o motociclista tem um super poder, é invisível, saiba que você é INVISÍVEL, então pense sempre que os outros veículos não te viram! Vai te livrar de situações perigosas. Não tenha vergonha de usar o pescoço, gire a cabeça para os lados e observe ao redor ao se movimentar, olhe sempre nos espelhos.

0 - Ter razão em um acidente não serve de nada, o parachoque da moto é o motociclista. Não acredite em regras de transito a seu favor,  sinal verde, olhe para os lados, preferêncial com cuidado, não dispute espaço com os carros. Mas sempre respeite as regras de trânsito, o mundo pode estar errado, mas você tem que estar certo!

1 - Saiba conduzir a motocicleta, familiarizar-se com o veículo. Moto escola ensina muito pouco. Prática na condução, sempre procure se aperfeiçoar, se fala que a partir de 10 mil km o motociclista é experiente, acho que isso é verdade, se e somente se, forem observados aos longo desses quilômetros a melhor prática de condução possível. Mas vamos deixar em aberto a quilometragem para não pecar pela "excesso" de experiência,  pois existe, terra, barro, asfalto, areia, óleo, buraco, água, bicho e outros motoristas, toda uma gama de novos cenários para serem dominados.

2 - Use acessórios de proteção:
   Calçado fechado, bem presos, de preferência que proteja o tornozelo, em auto estradas é mandatório o uso de botas bem presas aos pés. Nos acidentes em velocidade os pés acabam ficando sem o calçado (veja no Youtube e se assuste com a verdade).
    Luvas, protegem contra o sol, contra objetos "voadores" e protegem em caso de queda, pois a mão é um dos primeiros pontos de contato com o solo. Se puder, instale protetores de mão na moto, em caso de colisão com algum obstáculo, os dedos não são atingidos pelos manetes ou pelo objeto. No frio, em viagens, são muito importantes
    Jaqueta de motociclista: no calor ou no frio, sempre uso, possuem proteção nos cotovelos, ombros, lombar, além de serem meio impermeáveis (cordura), ajudam também a proteger da chuva a pochete (utilíssima numa moto) que uso para os documentos e o celular.
   Proteção para os joelhos: uso joelheiras de moto cross em cima da calça, já me salvou o joelho. Uma das operações ortopédicas mais comuns para acidentes de moto é joelho e canela (tíbia) e fíbula, Vejo poucos motociclistas utilizando esse protetor. Não gosto de viajar com calça de cordura, prefiro jeans, apesar de não proteger a bunda nem ter reforços em área que podem ter contato com o asfalto durante uma queda. Todavia, para motos sport o macacão é fundamental e tem muita gente que gosta de calça e jaqueta de proteção. Se chover pesado mesmo, é necessário roupa impermeável, colocada por cima da normal, pois esses materiais ditos impermeáveis, não são tão impermeáveis assim.
   Capacete: deveria ser o primeiro item da lista, mas era óbvio demais. Não gosto de capacetes abertos, queixo não é de aço, também não sou fã dos escamoteáveis. O capacete dever ser confortável e seguro, bem preso ao queixo. Cuidado com os capacetes muito baratos, os valores caros são devidos a qualidade, peso, aerodinâmica, conforto e marca (infelizmente). Gosto de usar aqueles que possuem viseira solar interna. A propósito, a viseira é para usar baixada, mas não se preocupe, quando um besouro lhe acertar o olho, vais lembrar dessa regra, além do que os olhos podem ficar ressecados, sempre existem partículas em suspensão que podem provocar irritações, um grão de área no olho não é nada agradável.
   Acessórios para o Frio: balaclava, luva segunda pele, camiseta segunda pele, etc. O frio tira muito da atenção na pilotagem.
   Protetor de motor e carenagem: fundamental em quedas, pois protegem as pernas, o patrimônio é o menos importante em um acidente.
   Corta pipa: é a realidade do nosso país, fundamental nas grandes cidades para não visitar São Pedro mais cedo.
  Obs.: o que tenho visto de burrices quanto aos acessórios, uma perna não se recupera de uma fratura do dia para a noite, um ralado também não, e cabeça não é punho. Poderiam botar cerca no trânsito, pois o que tem de asno na direção não é piada não.

3 - Frenagem: sempre freio combinado, traseiro + dianteiro, numa proporção maior na dianteira (com exceção das motos custom). O freio efetivo é o dianteiro. Deve-se começar com o freio traseiro para a moto acentar e aplica-se então o freio dianteiro, isso em frações de segundo. ABS ajuda muiiiiiiiiito. Se puder prefira motos com ABS, o custo compensa a segurança e pode ter certeza que vais ter história para contar de que o ABS te salvou de alguma situação de perigo.
  Freiar em curva, depende, velocidade, raio da curva, tipo de moto, etc, etc. Uns dizem que não pode outros que sim, pratique e saberá. Mesma coisa o uso da embreagem, em baixa velocidade ajuda em curvas fechadas. Prática, só isso, observação do melhor e um pouquinho mais de prática.
  Roda traseira derrapou, a traseira pode pender para um dos lados, a roda dianteira derrapou, tombo quase certo. Asfalto e terra são diferentes, on e off road exigem condução diferente.

4 - Dedos nos manetes: eu uso sempre dois dedos nos manetes, tanto no freio, quanto na embreagem, dedos indicador e médio, sempre que utilizo a embreagem ou o freio. Já ouvi dizer que na embreagem não se deve usar, como também sim, regulei minha embreagem para ter a folga dos dedos que ficam na manopla. No freio é fundamental, pois reduz o tempo de resposta. As mão sempre fixas ao guidão aumentam a segurança na condução da moto.

5 - Pés sempre nas pedaleiras: só ficam no freio em situações delicadas como no transito entre veículos (em baixa velocidade no corredor), nas marcha só vai para a troca. Pés sempre bem apoiados nas pedaleira (metatarso) e alinhados com a moto. Tem cada um nas estradas que parecem patos de pés abertos. As pontas dos pés não são de aço, podem raspar e se prender em obstáculos.

6 - Sempre que possível utilizar o freio motor, ajuda a economizar combustível  e também aumenta a vida útil do freio. Muito cuido na redução de marchas, principalmente em curvas.

7 - Visão periférica e de varredura: novamente estamos obtendo superpoderes, dessa vez devem ser exercitados para a proficiência. Curvas, olhe a frente, não da roda da frente (cabeção), a frente da curva, adiante, faça uma varredura na estrada, situações perigosas são evitadas ao se olhar a saída da curva, o primeiro ponto observável. Aprenda a utilizar a visão periférica, quanto mais rápido menor a visão periférica e a visão fica focada na estrada.

8 - Estrada: sempre procuro andar no meio da minha pista ou mais a esquerda na proximidade de um veículo, quando é um caminhão que passa (vem ou vai), fico na parte direita da pista, me afastando do veículo. Caminhões geram correntes de ar que balançam a moto, sempre é bom firmar o guidão quando eles passam. Na aproximação de veículos, para ultrapassagem, é melhor ficar no lado esquerdo da pista, próximo ao canto esquerdo do veículo, caso esse freie existe espaço de manobra. Procure sempre deixar espaço para alguma manobra defensiva. Extremo cuidado nas ultrapassagens coletivas, quando vários veículos ultrapassam em conjunto algum outro veículo. Moto na frente acaba sendo prensada pelos veículos traseiros, já aconteceu de um veículo me seguir na ultrapassagem, entrar antes na sua pista e não deixar espaço para a minha entrada. Obviamente, essa situação poderia ser evitada, deixando os apressadinhos ultrapassar primeiro. Todo cuidado é pouco.
 Situação de extremo perigo é uma frenagem do veículo que vai a frente, as vezes não se consegue manter o espaço de segurança, mesmo que se queira. Muita atenção em um frenagem repentina que ocorre a sua frente, já fui surpreendido várias vezes. Sempre tenha em mente um direção de escape. Também, sempre ande no centro da pista quando houver algum carro atrás, não dê espaço para ser fechado por uma ultrapassagem forçada. Já vi motociclistas querendo ajudar os carros mantendo a direita na pista, não recomendo, use o espaço de um carro, como reza a regra de trânsito.
   Quando estiver próximo de um veículo procure andar atrás ou na frente, nunca nos pontos mortos e nem mesmo ao lado. Eu ultrapasso ou deixo ultrapassar. Lembre-se do seu super poder de invisibilidade. Se algum veiculo grudar em você, dê uma pisada leve no freio para alerta-lo, se não funcionar, deixe o retardado passar.

9 - Segurança Ativa: acelerar e desviar é sim uma medida de segurança muito importante e deve estar presente na mente do motociclista, sempre anteveja as situações de perigo e as rotas de desvio.

10 - A moto vai onde o motociclista olha, cuidado! Não fiquei olhando para o buraco, olhe onde a moto deve passar. Isso vale para qualquer obstáculo.

11- CUIDADO COM OS MOTOQUEIROS, muito cuidado, mas cuidado mesmo, realmente tome cuidado com eles, é uma praga no transito, o que mais me deixa inquieto é ver um motoqueiro no retrovisor ou a frente, sempre costurando e fazendo barbeiragens, já me escapei de boa freiando ao notar que um doido desses ia me cortar a frente. SEGUNDO, cuidado com os TAXISTAS, sempre apressados e não cuidam muito das regras de trânsito. TERCEIRO, cuido com os carros de magrão, rebaixados, vidros escuros, aros alterados, sempre andam em velocidade e iguais aos taxistas, todavia não são tão visíveis. QUARTO, caminhonetões, esses da burguesia, são campeões em velocidade (principalmente os Toyotas Hilux) e donos do trânsito, sempre  cortando e se impondo. CAMINHÕES vem em último na minha lista, cuidado, pois somos invisíveis.
   Se não for máquina, também cuidado, animais, crianças, adultos e idosos. Fique mais ligado que bosta em tamanco!
  Outro detalhe: quando você notar um carro fazendo alguma barbeiragem, acelerando, cortando pistas, pode ter certeza que o comportamento acompanha o veiculo, mesmo depois de alguma situação de alerta, o cara continua com a tendência do errado. Se ele está com pressa ele vai continuar com pressa. Sempre existem abobados no trânsito, não seja um.

12 - Melhor chegar atrasado que não chegar: o que é um minuto ou dois. Isso é facilmente notado, sempre que um apressadinho me passa, fazendo barbeiragens, logo o encontro em um sinal fechado. O esperto ganha alguns segundos diretamente proporcionais a probabilidade de se acidentar e inversamente proporcionais de se safar de uma queda. Observe e verá que não vale a pena ficar que nem um maluco querendo testar a teoria da relatividade, esperando que o tempo flua para ele mais devagar que para o resto do mundo.

13 - Na chuva redobre a atenção e divida a velocidade.

14 - No corredor? Tem gente que fala que andar no corredor é quando os carros estão parados e ultrapassar, é quando os carros estão em movimento. Buenos, vamos tratar do coloquial, andar no corredor é considerado andar entre duas fileira de veículos em movimento ou parados. A velocidade deve ser baixa 30, no máximo 40km/h e olha lá. Se o trânsito estiver fluindo eu sigo na pista normalmente, jamais entre os carros, mas cada situação é uma situação. Cuidado com ônibus e veículos que tornam o espaço apertado e dificultam a visão, na dúvida não se meta, sempre esteja com o pé e a mão no freio, pronto para uma frenagem, visão de águia: periférica e de varredura, sempre cuide do retrovisor, porque sempre existirão motoqueiros. Obs.: não sabe o que é um motoqueiro? Veja a velocidade que andam no corredor.

15 - Mochila - se utilizar uma mochila para carregar alguma coisa, evite muito peso e prefira as mochilas com trava de segurança (fecham na frente). Via de regra: deve-se evitar usar mochilas.

16 - PRUDÊNCIA, DIREÇÃO DEFENSIVA, INVISIBILIDADE E ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA - é só isso aí. Opa, não esqueça da manutenção da moto.

  
Segue um link bacana para baixar um livro completo com dicas de um motociclista aqui de Floripa:  Direção Defensiva para Motocicletas - João Salvaro

Outros downloads:
  Técnicas de Pilotagem Fundamentais - HONDA
  Técnicas de Pilotagem Avançado - HONDA
  Técnicas de Pilotagem Off Road - HONDA

Um livro que pode ajudar: Motos: Guia para o Motociclista Principiante - Luis Sucupira - 2014.

Existem muitas informações na internet em sites de motociclismo (ver links na aba lateral direita), existem muitas opiniões, a maioria converge para pontos comuns, outras não. Sempre use o bom senso. Vossa Senhoria, tendo alguma colocação para este post, comente que eu complemento/corrijo o texto.

Um Abraço (quebra costela) do tamanho de Santa Catarina.

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